Abaixo! Abaixo! Abaixo a Sociedade Alternativa!
Volta e meia é motivo de conversar na meio da igreja temas muito atuais e polêmicos como o uso de tatuagem, piercing e bebidas alcoólicas pelos cristãos. Não vou, neste momento, manifestar meu pensamento sobre tais temas, mas toda a polêmica causada por eles aumenta uma preocupação que tenho sobre a forma que os cristão tem de cumprir a chamada de Jesus para ser luz no mundo e sal da terra (Mt 5:13-14).
Primeiro quero definir a palavra mundo, pois muito vou a usar. Gênesis diz que Deus criou o mundo (Gn1:1). Jesus fala que não devemos amar as coisas do mundo. João diz que mesmo após a queda do homem Deus amou o mundo. Que “santa” confusão será essa?
Jesus revela a responsabilidade que como seus discípulos temos de fazer diferença no mundo (pessoas da terra e a própria terra) atravez da renovação moral produzida pela Sua presença em nossas vidas. Acontece que por vezes percebo que nos cristãos temos uma preocupação tremenda de fazer tudo diferente do mundo. Também percebo uma repulsa em fazer qualquer coisa que é inventada ou praticada pelas pessoas do mundo (não sistema maligno). Assim devemos de fazer diferença no mundo, mas o perigo esta em que muitas vezes nos preocupamos em fazer tudo diferente das pessoas da terra.
Jesus disse: “Enquanto estou no mundo, eu sou a luz do mundo”. Entendo que devemos nos relacionar com o mundo e as pessoas que nele estão como luzeiros, mas também com integrantes e .
Contudo o que quero expressar é um receio de estarmos formando, aqui na terra, uma sociedade alternativa, apartir do momento em que temos nossos próprios locais de encontro, nossa própria linguagem, músicas, filmes, vestimenta, etc... A promoção destas coisas como bandeiras e doutrina mais estão nos afastando do relacionamento sadio e evangelizador para com as pessoas no mundo do que nos tornando santos.
Jesus disse: " 17.15 Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno." João 17:15.
Em exemplo simples? Qual a ultima vez que você visitou um antigo amigo, da época que você não era da igreja? Será que agora só tem se relacionado com os da igreja? No seu se afastar das coisas do mundo (sistema corrompido) tambem tem se afastado do mundo (da criação e pessoas que Deus ama).